quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o consumo de carnes processadas e embutidos


Segundo a OMS o consumo de carnes processadas e embutidos, como hambúrgueres, salsinhas, presunto, linguiça e bacon, por exemplo, são considerados cancerígenos para os seres humanos, estando associado ao câncer colorretal. A OMS, considera carne processada como sendo qualquer tipo de carne transformada como sal, curada ou defumada, essas técnicas tem como finalidade realçar o sabor e conservar os alimentos.
Além disso, carnes vermelhas foram classificadas como "provavelmente cancerígenas, com base em indícios limitados, segundo os quais seu consumo induz ao câncer". Por "carnes vermelhas", o relatório afirma que devem ser entendidos "todos os tipos de carne procedentes de tecidos musculares" de mamíferos, incluindo a carne bovina, suína, ovina, equina e caprina.




Ainda, com relação às carnes vermelhas, a OMS enfatiza que as evidências existem, mas são "limitadas". Agora, quanto às carnes processadas, já existem evidências suficientes.  
Embora esteja correta a recomendação da OMS, especialistas brasileiros em câncer afirmam que, a diminuição do consumo de carnes processadas e carne vermelha não devem ser considerados como únicos fatores do desenvolvimento da doença.
"Não é preciso banir o alimento da dieta. O surgimento do câncer tem fatores genéticos e ambientais, como a alimentação, mas também outros fatores como o cigarro e a obesidade", afirma Fábio Guilherme Campos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
Ainda, segundo o especialista, as carnes processadas são mais prejudiciais ao organismo por conterem componentes que favorecem a produção de substâncias que causam lesão no DNA das células, favorecendo a formação de tumores. "Quem tem casos da doença na família deve ficar ainda mais atento."
No entanto, a própria OMS diz que a carne vermelhas traz benefícios conhecidos para a saúde e que o risco de câncer aumenta conforme a quantidade consumida. Então, é uma questão de ter uma dieta equilibrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário