A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) realiza anualmente o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro, desde o ano de 1981. Trata-se do dia em que a organização foi fundada, em 1945. Entre os objetivos dessa ação, está o incentivo a uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.
O tema do Dia Mundial da Alimentação de 2014, "Alimentar o mundo, cuidar do planeta", foi escolhida para promover a conscientização sobre a agricultura familiar e os pequenos agricultores. A atenção do mundo focada no papel importante da agricultura familiar para erradicação da fome e da pobreza, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, melhores meios de vida, gestão de recursos naturais, proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou 2014 o "Ano Internacional da Agricultura Familiar". Este é um sinal claro de que a comunidade internacional reconhece a importante contribuição da família para os agricultores mundiais de segurança alimentar.
Segundo dados da FAO, há no mundo em torno de 570 milhões de propriedades rurais com pequenas extensões territoriais, com até 2 hectares de terra. Deste total, 74% estão localizados na Ásia e apenas 4% estão localizados na América Latina, como mostra a Figura 01.
Estão sendo realizadas diversas ações em todo o mundo e no Brasil para a Semana da Alimentação, que ocorrerá dos dias 11 a 17 de outubro.
FONTE: FAO, 2014. Disponível em: http://www.fao.org/world-food-day/home/es/.

Nenhum comentário:
Postar um comentário