Hoje em dia, podem ser encontrados à
venda nos supermercados diferentes tipos de açúcar, em que o sabor, textura e
composição nutricional variam de acordo com os processos de refinamento pelo
qual cada um dos tipos passa. Para auxiliar no momento da escolha de compra,
conheça a diferença entre alguns deles para se fazer uma escolha consciente e
que melhor se adeque às suas necessidades:


Açúcar refinado ou branco: É o açúcar mais comum nos supermercados. Em seu refinamento, aditivos químicos como o enxofre resultam na aparência clara e uniforme, perda superior a 90% de seus micronutrientes.
Açúcar cristal: Possui grãos maiores e mais transparentes que o refinado, tornando-o mais difícil de ser dissolvido em líquidos. Suas características se deve a técnica de refinamento, na qual 90% dos micronutrientes são perdidos.

Açúcar mascavo: É a forma mais bruta da cana-de-açúcar, mantendo assim seus micronutrientes, como o cálcio e ferro, sendo considerado um dos açúcares mais saudáveis. Apresenta coloração caramelo e consistência úmida, com sabor que lembra rapadura.

Açúcar light: Este açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, em que este adoça quatro vezes mais que o açúcar branco. É utilizado com o intuito de se reduzir as calorias, no entanto, deve-se estar atento ao adoçante presente em sua composição, por serem substâncias químicas e deve ser utilizado com cautela.
Lembre-se: qualquer seja o tipo de açúcar de
sua preferência, o excesso aumenta os níveis de triglicerídeos no sangue e probabilidade
de diabetes e obesidade, por isso use sempre moderadamente.
Fonte: GLOBO. Minas Gerais, 2014.