sábado, 6 de dezembro de 2014

Fabricantes de sucos terão de mostrar na embalagem o porcentual de polpa

Novas exigências do Ministério da Agricultura também determinam que empresas aumentem quantidade de suco em néctares de uva e de laranja
A partir de 12 de dezembro as fabricantes de bebidas não alcoólicas serão obrigadas a informar a porcentagem de cada ingrediente nos rótulos de seus produtos, de acordo com as novas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Segundo o chefe da Divisão de Bebidas, Marlos Vicenzi, embora não haja um levantamento sobre quantas empresas se adequaram, a percepção a partir da fiscalização estadual é que muitas já trazem os rótulos modificados. Vencido o prazo final, a obediência à norma passará a ser cobrada e quem não cumprir pode ser punido. 
O objetivo é mostrar para o consumidor a quantidade de suco de fruta, suco vegetal ou polpa de fruta presente nas bebidas – o suco de fruta corresponde à bebida produzida exclusivamente a partir da fruta; o suco vegetal é produzido a partir da fruta e de outros alimentos; e a polpa corresponde à parte carnosa da fruta, que, uma vez diluída, dá origem ao suco.
 “Essa exigência vai ser enquadrada na nossa rotina de fiscalização. Além disso, a gente está estudando a possibilidade de criar uma força-tarefa para fiscalizar os rótulos de bebidas. Quando a gente verifica irregularidade, lavra auto de infração. A depender da irregularidade, além de multa pode haver fechamento do estabelecimento, destruição do rótulo.”informou Vicenzi. 


Outra adequação que os fabricantes de bebidas serão obrigados é aumentar a quantidade mínima de suco nos néctares de uva e laranja.  A partir de 31 de janeiro de 2015, o percentual de suco nas bebidas do tipo néctar passará de 30% para 40%. Em 31 de janeiro de 2016 a quantidade deverá ser aumentada para 50%. O MAPA informou que a medida atende a um pedido dos produtores de frutas. 


A nutricionista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Ana Paula Bortoletto, afirma que a medida é importante para que o consumidor possa fazer uma compra esclarecida. Existem no mercado diversas bebidas que apresentam teor muito elevado de açúcar e pouca quantidade de fruta. 

Segundo a nutricionista, houve avanço no aumento do percentual de fruta nos néctares de uva e laranja, porém critica o fato de a medida abranger só duas frutas. 
FONTE: Jornal o Tempo da Agência Brasil (2014) e Revista Veja (2014).