segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cartilha sobre Alergias Alimentares


"Cartilha da Alergia Alimentar" lançada pela Proteste (Associação de Consumidores) em parceria com a equipe da campanha "Põe no Rótulo", visa conscientizar a população sobre a alergia alimentar e ajudar quem apresenta essas alergias a identificar nos rótulos dos produtos os ingredientes que possam acarretar danos à saúde.

A cartilha apresenta legislações sobre o direito do consumidor, conceito de alergia alimentar, como se lê e a importância da leitura dos rótulos, como proceder em casos de emergências e dicas. 

"Muitos alimentos são capazes de provocar alergia, porém, cerca de 90% das alergias alimentares são causadas pelos seguintes alérgenos: ovo, leite, amendoim, soja, trigo, oleaginosas, peixes e crustáceos."

"Por diversos fatores relacionados à realidade em que vivemos hoje, precisamos, muitas vezes, consumir alimentos processados industrialmente. Com isso, pessoas com alergia dependem das informações sobre alérgenos (substâncias capazes de desencadear uma reação alérgica) que deveriam estar claramente contidas nos rótulos dos produtos. Muitas vezes, a informação não vem de forma tão clara no rótulo do alimento pelo uso de denominação pouco acessível." 




sábado, 8 de novembro de 2014

Porque muitas pessoas obesas não desenvolvem diabetes mellitus?

Acredita-se que as pessoas obesas geralmente apresentam um risco maior de desenvolver diabetes mellitus (DM) e doenças cardiovasculares. Entretanto, um estudo publicado em 2013 sugere que o aumento do risco está mais relacionado à inflamação do que ao excesso de peso. 

Pesquisadores da Irlanda relataram que a inflamação crônica pode afetar o risco de doenças cardiovasculares e DM2, tais como glicemia elevada, pressão arterial alta e colesterol. Isto pode explicar o porquê de 35% das pessoas com obesidade não serem afetadas por distúrbios metabólicos. 

"Em nosso estudo, as pessoas metabolicamente saudáveis- obesos ou não- tiveram níveis baixos de diversos marcadores inflamatórios." afirma o autor do estudo. Independentemente do seu índice de massa corporal, pessoas com perfil inflamatório favorável, também tendem a ter perfil  metabolicamente saudável. 

Ao examinar certos parâmetros inflamatórios, os pesquisadores descobriram que aqueles indivíduos não afetados por distúrbios metabólicos apresentaram um número mais reduzido de leucócitos e proteínas de fase aguda, os quais estão elevados em resposta à inflamação. Níveis mais altos de adiponectina, um hormônio anti-inflamatório, foram detectados em indivíduos que não apresentavam distúrbios metabólicos. 

Esses achados foram detectados tanto em indivíduos magros como obesos que eram metabolicamente saudáveis. Os autores concluem que a análise de marcadores inflamatórios oferecem  uma estratégia em potencial para a identificação de indivíduos  que poderiam se beneficiar mais das intervenções médicas. 

FONTE: Dallas, ME. Study May Explain Why Som Obese People Don't Get Diabetes. HealthDay News. 2013. Disponível em: http://consumer.healthday.com/vitamins-and-nutritional-information-27/obesity-health-news-505//study-may-explain-why-some-obese-people-avoid-diabetes-679589.html. Acesso: 08.nov.2014